segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Interexistência – Nossa Terra

Contexto:

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio da magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (Preâmbulo da Carta da Terra) "O reconhecer da nossa interexistência é essencial para a cura do planeta. Isso nos inspira a convidá-lo a participar de uma imersão num fluxo de atividades para nos interconectar com a Terra, reconhecendo a crise do mundo para transformá-la em ação a favor da Vida: nossa interexistência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar métodos com os quais as pessoas possam experimentar a interexistência e assim sensibilizar sobre a unidade entre todos os seres.
- Dar as pessoas a oportunidade de experienciar e repartir com outras suas reações mais íntimas sobre as condições atuais de nosso planeta.
- Possibilitar que as pessoas se apoiem na elucidação de suas intenções e na afirmação de seu compromisso para com a harmonia do mundo.
- Trabalhar o reconhecimento da Ecologia do Ser e do seu papel em suas vidas.
- Incentivar uma nova percepção sobre a realidade.

METODOLOGIA

Oferecemos um ambiente seguro e estruturas que possibilitam os participantes identificar e explorar suas reações mais profundas a respeito da realidade do planeta. Saindo do isolamento e da autodesconfiança, as pessoas se dão conta dessas reações e vêem que estão enraizadas na interconexão. Para isso seguiremos um fluxo dinâmico de atividades divididas em quatro etapas:

I – Vamos reconhecer e demonstrar o que é importante para nossa existência, isso fundamentará o processo de aprendizagem. Expressar os valores universais, humanos e ecológicos abrindo a mente e coração.

II - Aceitando e Resgatando os desafios do mundo, observando as crises da nossa sociedade e da terra, permitindo vivenciarmos nossas reações diante dessas realidades.

III - Mudança: Vendo com novos olhos, acompanhamos as diferenças e a crise do mundo até sua fonte, vendo o nossos desafios e nosso potencial enraizados na nossa interconexão.

IV - Seguindo em frente: exploramos o poder sinérgico que está disponível para nós como sistemas abertos, e aplicamo-lo a nosso trabalho para a mudança social. Desenvolvemos visões e planos que ajudarão cada participantes a tomar medidas concretas e apropriadas para a sua situação.

Logística

Data: 18/12/2010 Horário: 9h30 chegada 18h encerramento
Local: Sítio Bem te vi. Mogi das Cruzes - SP
Valor: Ideal 80,00, Sugerido 60,00 e Mínimo 40,00
A questão financeira não deve impedir sua participação, fale conosco.

Facilitadores:
Eduardo Vitale
Agente da Paz e de cooperação da Agenda 21. Consultor transdisciplinar de estratégia para desenvolvimento, facilita processos participativos de sustentabilidade para Iandê. Praticante do Art of hosting, co-responsável pelo eixo Ecojovem do Programa Ecobairro. Educador Ambiental pela FAPETEC para o Projeto Enturmando Agenda21Escolar via FEMA/SVMA.
E-mail: esvitale@yahoo.com.br

Karina Tatit
Graduada em bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela USP/SP. Coordenação da Iandê processos participativas para a sustentabilidade. Praticante do Art of Hosting, co-responsável pelo novo eixo Ecojovem do Programa Ecobairro. Coordena e Facilita o Programa de Vivência Participativa para uma Mudança Socioambiental no Sesc Santana.
E-mail: karina.tatit@gmail.com

Inscrições e infos: